Grupo de Pesquisa Moralidade, Literatura e Sociedade (GPEM)

Vinculado ao Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC e cadastrado no CNPq, o Grupo tem por finalidade a produção e a divulgação de pesquisas que contribuam com debates contemporâneos sobre estatutos filosóficos do humano e das suas ações. As atividades se darão em forma de leituras, debates, eventos e publicações sobre noções variadas da Filosofia moral e da Filosofia social, bem como a partir de intersecções desses âmbitos com temas da Literatura. Com perspectiva transdisciplinar entre as áreas de Filosofia, Ciências Sociais, Letras, Artes, Psicologia, Direito etc., interessa problematizar conceitos como o de sofrimento (individual ou socialmente condicionado), de irracional, de injustiça, de mal e suas facetas, de solidariedade, de egoísmo, de ódio, de sentimentos altruístas etc. Será dada continuidade aos Colóquios GPEM, iniciados na UFSM em 2018, e serão firmados convênios com Universidades estrangeiras.

Constelação dos(as) principais autores(as) de interesse do grupo: Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Paul Rée, Matias Aires, Lou Andreas-Salomé, Max Horkheimer, Georg Simmel, Hannah Arendt, Adela Cortina; Thomas Mann, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Jorge Luis Borges, Clarice Lispector, Cruz e Sousa.

Coordenação: Prof. Dr. Vilmar Debona
debonavilmar@googlemail.com

Cadastro no Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/562184

Página Facebook (para informações de atividades): https://www.facebook.com/GPEM-Grupo-de-Pesquisa-Moralidade-Literatura-e-Sociedade-278142566314387/