Grupo Germina

O Germina – Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade –, coordenado pela professora Drª. Janyne Sattler, surgiu espontaneamente da afinidade de uma mesma premência compartilhada: pensar o estatuto da moralidade desde uma perspectiva plural e muito mais porosa do que a perspectiva de uma “filosofia moral tradicional”. É, num certo sentido, uma reflexão que se quer “metaética”, mas apenas porque sua indagação de fundo é aquela do significado da própria moralidade. E é uma reflexão eminentemente interdisciplinar ao propor uma conversa com áreas que contemplam igualmente aquele significado: artes, cinema, literatura, quadrinhos, cultura, sociologia e história – pra começar. E, finalmente, é uma reflexão que toma como ponto de partida o privilégio da narratividade sobre a mera norma. Dito em outros termos: trata-se de pensar o papel (ou os papéis possíveis) da narrativa na construção, de novo, daquele mesmo significado.

O grupo integra participantes da UFSC e da UFSM, entre alunos e professores, e possui um site próprio:  https://germinablog.wordpress.com/sobre/

Em 2018 os encontros do grupo passam a ser na UFSC, nas sextas-feiras pela manhã, das 9h30min às 11h30min. Para conferir as datas e programação dos encontros deste semestre, acesse a programação neste link, ou pelo calendário de eventos do Néfipo.

Maiores informações podem ser obtidas com a coordenadora pelo e-mail janynesattler@gmail.com