Cebrap:  Seminários de Leitura sobre Desigualdades e Justiça Social

12/09/2019 22:05

Prezada(o)s Pesquisadora(e)s,

Convidamos a todas e todos para participarem dos encontros dos Seminários de Leitura sobre Desigualdades e Justiça Social – o DesJus – a ser realizado às quintas-feiras, quinzenalmente, das 9h30 ao 12h, no Cebrap (endereço abaixo indicado). O objetivo do DesJus é reunir pesquisadores e pesquisadoras interessadas nos estudos sobre justiça social e igualdade, particularmente nos campos da teoria política, filosofia política, e ética contemporânea.

Serão lidas e debatidas publicações recentes nas áreas de filosofia, ciências sociais e direito, que tenham como objeto os temas: justiça social, distribuição, desigualdade, pobreza, injustiças históricas e alternativas ao capitalismo. As discussões do grupo darão atenção tanto às discussões ligadas à distribuição e à igualdade econômica, como também aos estudos de gênero, raça e classe.

Os seminários procurarão intercalar publicações recentes com referências clássicas na área com a expectativa de criar um vocabulário comum entre pesquisas e tradições teóricas diferentes. Não é esperado dos/as participantes conhecimento aprofundado inicial. Espera-se, contudo, que os encontros sejam utilizados para a produção e aprimoramento de pesquisas acadêmicas orientadas pelos temas acima mencionados.

Neste semestre orientaremos a nossa leitura em torno do controverso debate sobre a Renda Básica e, para tal, selecionamos um livro de 2017 do Van Parijs e Vanderborght chamado “Basic Income: A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy.”

As leituras selecionados para os seminários se propõem a introduzir as diferentes justificações e críticas que esta proposta tem recebido, uma política distributiva que possui proponentes e detratores em várias áreas do espectro político.  Os autores da obra, Van Parijs, filósofo e economista, é fundador da Rede Mundial da Renda Básica e junto ao Vanderborght, cientista político, têm produzido de forma relevante material acadêmico e político sobre o tema com impacto no mundo inteiro.

Pedimos aos interessados/as que enviem um e-mail  demonstrando interesse, para um dos dois emails abaixo:

lucas.petroni@gmail.com
monicacdacunhaoliveira@gmail.com

Seminários de leitura sobre Desigualdades e Justiça Social
Início: 29 de Agosto de 2019
Horário: 09h *excepcionalmente
Cebrap – Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo/SP

http://cebrap.org.br/