Publicada em 1785, a Fundamentação da Metafísica dos Costumes (FMC) é a primeira obra de Kant dedicada exclusivamente à filosofia moral. Ela se constituiu como um cânone indispensável para compreender uma das correntes mais influentes da ética. Apesar de ser pouco extensa, as ideias nela contidas apresentam uma profundidade e originalidade que lhe atribuem uma relevância incontestável. É nessa obra que Kant apresenta pela primeira vez conceitos centrais como os de imperativo categórico, autonomia, dever e obrigação moral.
O presente volume tem o objetivo de servir como um estudo e guia introdutório para estudantes de graduação e pós-graduação que possuem interesse em estudar a filosofia moral kantiana ou buscam um conhecimento para além do superficial com relação a uma das principais correntes da ética. Cooperaram com esse comentário reconhecidos professores e pesquisadores brasileiros da área, de modo que fica à disposição do público um comentário detalhado, abrangente e multifacetado do texto
Para baixar o livro, clique na capa ou neste link. Boa leitura!
Publicada há mais de 200 anos, a obra À paz perpétua sobreviveu ao tempo, permanecendo, ainda hoje, indispensável para quem se propõe a refletir não apenas acerca da filosofia política e jurídica de Kant, como também das relações políticas vigentes. Trata-se de uma obra que, para o pensamento de Kant, tem uma relevância incontestável, de tal modo que não é cabível um estudo sério sobre as posições políticas desse filósofo que desconsidere as proposições nela contidas. Em À paz perpétua, afinal de contas, estão presentes algumas das condições e das metas que Kant enxergava como as mais nobres: do acordo entre o direito e a moral ao estabelecimento de relações pacíficas entre os diferentes povos do mundo. Ora, são exatamente essas relações que evidenciam a indispensabilidade para uma adequada compreensão e avaliação do cenário político do século XXI. Não continuamos, pois, em tempos marcados por guerras em âmbitos distintos, guerras para as quais queremos dar um fim? Os textos aqui reunidos têm o objetivo de levar ao público uma introdução explicativa aos principais temas de À paz perpétua. Para tanto, cada comentário está dedicado seja para uma parte do livro, seja para conceitos e contextualizações históricas. Vínculos com outras obras também são abordados, na tentativa de fazer valer a sistematicidade tão cara a Kant. O presente trabalho é a continuação de um projeto que visa contribuir com a ampliação e a qualificação dos debates e do ensino da filosofia kantiana no Brasil, disponibilizando, pela Néfiponline, reflexões gratuitas para todos e todas que possam ter interesse.
Para baixar o livro, clique na capa ou neste link. Boa leitura!

Rousseau é um autor fascinante. Sua escrita é apaixonada, fluída e tem a capacidade de capturar facilmente a atenção de seus leitores. À medida que o leitor avança no estudo de seus textos depara-se, contudo, com a complexidade do pensamento deste filósofo, com suas ambiguidades e sutilezas e, não raro, passa a questionar se não está diante de paradoxos. O propósito deste livro é se debruçar sobre o pensamento político de Rousseau, explorando suas ambiguidades e questionando se elas podem de fato ser consideradas paradoxos, ou se é possível acomodá-las a partir de uma leitura mais abrangente e nuançada de sua obra. Essas leituras de Rousseau podem, todavia, ser consideradas um tanto quanto heterodoxas, uma vez que não pretendem apenas fazer uma exegese de seus textos e excertos mais polêmicos. Além de uma análise da obra política de Rousseau, pretende-se também estabelecer uma conexão entre seu pensamento e temas que têm se destacado na filosofia política contemporânea. Busca-se, assim, mostrar como a obra de Rousseau é apropriada por grandes pensadores políticos de seu tempo e também por filósofos contemporâneos, os quais visualizam em seus escritos, ainda que em gérmen, elementos fundamentais para se pensar a democracia, a liberdade individual e sua conciliação com os interesses coletivos, os elementos que o atrelam ao republicanismo e ao liberalismo, os contornos da propriedade e da justiça social, a crítica social, a educação cívica e a natureza humana.
Para baixar o livro, clique na capa ou neste link. Boa leitura!
O livro “Schopenhauer e a religião” reúne, em onze capítulos, resultados de pesquisas de estudiosos e estudiosas sobre o tema da religião a partir da obra do filósofo alemão ou que com ela conversam. Schopenhauer estabelece um diálogo peculiar com tradições religiosas tanto do Ocidente quanto do Oriente. Por um lado, lança mão de noções caras ao cristianismo, como pecado original, graça e redenção, ao tempo em que assume do hinduísmo a fórmula mística “tat-tvam-asi” (isso és tu) para fundamentar a moralidade. Por outro lado, como aquele que, nas palavras de Nietzsche, teria sido “o primeiro ateu convicto da filosofia alemã”, critica com veemência as estruturas dogmáticas de doutrinas religiosas. A atualidade da concepção schopenhaueriana de religião pode ser notada, por exemplo, na força de denúncias de fanatismos e intolerâncias que, em todos os tempos, conduzem a guerras sanguinárias de religião e “nacionais”; e que, em qualquer parte do mundo, podem asfixiar a consciência, bem como toda compaixão e toda humanidade em nome do divino.
A coletânea é organizada por Eli Vagner F. Rodrigues, Gleisy Picoli e Vilmar Debona.
Para baixar o livro, clique na capa ou neste link. Boa leitura!
Tags:
NéfipOnline
A Ethic@ divulga chamadas para o Dossiê Hobbes e Espinosa: Estado, Poder, Religião e Política a ser publicado no Vol. 20, n. 3 (sep-dec. 2021)
Deadline: 15 de outubro de 2021
Organizadores: Prof. Delmo Mattos (UFMA), Prof. Renato Nunes Bittencourt (UFRJ) e Carlos Balzi (Universidad Nacional de Cordoba -Ar).
Informações completas em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/index
Submissões para a Seção Artigos em Fluxo Contínuo podem ser feitas a qualquer tempo.
Tags:
Ethic@
A Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV (www.ufpb.br/riev) convida a todos e todas para o I Simpósio Internacional Jürgen Habermas. O evento ocorrerá por meio do Canal Youtube da RIEV (bit.ly/CanalRIEV), no período de 23 a 26 de novembro de 2021, com o tema central: Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo.
Mais informações em simposiojurgenhabermas.com
Convidamos a todos e todas para o X Simpósio Internacional sobre a Justiça em Comemoração do centenário de John Rawls e 50 anos de Uma Teoria da Justiça e da Teologia da Libertação de Gustavo Gutiérrez que ocorrerá nos dias 20-24 de setembro de 2021.
Mais informações em symposiumonjustice.wordpress.com
Conferencistas convidad@s
Anca Gheaus (Central European University)
Catherine Audard (London School of Economics)
Elizabeth Anderson (University of Michigan)
Erin Kelly (Tufts University)
Kenneth Baynes (Syracuse University)
Manfredo Araujo de Oliveira (UFC)
Maria Clara Bingemer (PUC-Rio)
Michael Schulz (Universität Bonn)
Mary C. Rawlinson (Stony Brook University)
Paul Weithman (University of Notre Dame)
Paula Casal (Universitat Pompeu Fabra)
Rainer Forst (Goethe- Universität Frankfurt)
Rahel Jaeggi (Humboldt-Universität Berlin)
Sarah Roberts-Cady (Fort Lewis College)
Seyla Benhabib (Yale University)
A Ethic@ divulga chamadas para os três Dossiês de 2022.
Ethic@ publishes calls for papers for the three 2022 dossiers.
– Vol. 21, n. 1 (jan.-apr. 2022) – Republicanismo: uma visão normativa / Republicanism: a normative view
Deadline: 01/15/2022
– Vol. 21, n. 2 (may-aug. 2022) – A recepção de À Paz Perpétua / The reception of Toward Perpetual Peace
Deadline: 05/15/2022
– Vol. 21, n. 3 (sep.-dec. 2022) – Positivismo Jurídico / Legal Positivism
Deadline: 09/15/2022
Informações completas em
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/announcement
Submissões para a Seção Artigos em Fluxo Contínuo podem ser feitas a qualquer tempo.
Submissions to the Articles in Continuous Flow Section can be made at any time.
O Néfipo convida a todos para o minicurso “Shylock e as liberdades individuais no liberalismo clássico”, a ser ministrada por Marcone Costa Cerqueira (Doutor – UFSC), nos dias 16 e 17/07/2021, em ambos os dias das 10h às 12h, em plataforma digital que será informada aos inscritos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 15/07/2021 pelo e-mail palestramaquiavel@gmail.com (Nome completo e CPF, para emissão de certificado).
O Néfipo convida a todos para a palestra “Maquiavel, Pandemia e a estrutura político-econômica moderna”, a ser ministrada por Marcone Costa Cerqueira (Doutor – UFSC), no dia 26/06/2021, das 10h às 12h, em plataforma digital que será informada aos inscritos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 25/06/2021 pelo e-mail palestramaquiavel@gmail.com (Nome completo e CPF, para emissão de certificado).
A ethic@ prorrogou para 30/06/21 o prazo de submissões de trabalhos para o Dossiê A teoria crítica de Theodor W. Adorno / The Critical Theory of Theodor W. Adorno
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/announcement/view/1731
Convidamos a todos para o evento “O Legado de John Rawls – Encontro Comemorativo de Centenário de Rawls e Cinquentenário de Uma Teoria da Justiça“, promovido pela Associação Serras de Minas de Teoria da Justiça e do Direito, em parceria professores da FGV-SP, UERJ, UFMG, UFPA, UFPE, UFSC e USP. O evento reunirá professores, pesquisadores, pós-doutorandos e pós-graduandos de todo o Brasil e ocorrerá de 02 a 06 de agosto de 2021, virtualmente, no canal de YouTube da Serras, cujo endereço é https://www.youtube.com/channel/UC9U-OSpcVeoNcR_tVb450WA. 