Cebrap:  Seminários de Leitura sobre Desigualdades e Justiça Social

12/09/2019 22:05

Prezada(o)s Pesquisadora(e)s,

Convidamos a todas e todos para participarem dos encontros dos Seminários de Leitura sobre Desigualdades e Justiça Social – o DesJus – a ser realizado às quintas-feiras, quinzenalmente, das 9h30 ao 12h, no Cebrap (endereço abaixo indicado). O objetivo do DesJus é reunir pesquisadores e pesquisadoras interessadas nos estudos sobre justiça social e igualdade, particularmente nos campos da teoria política, filosofia política, e ética contemporânea.

Serão lidas e debatidas publicações recentes nas áreas de filosofia, ciências sociais e direito, que tenham como objeto os temas: justiça social, distribuição, desigualdade, pobreza, injustiças históricas e alternativas ao capitalismo. As discussões do grupo darão atenção tanto às discussões ligadas à distribuição e à igualdade econômica, como também aos estudos de gênero, raça e classe.

Os seminários procurarão intercalar publicações recentes com referências clássicas na área com a expectativa de criar um vocabulário comum entre pesquisas e tradições teóricas diferentes. Não é esperado dos/as participantes conhecimento aprofundado inicial. Espera-se, contudo, que os encontros sejam utilizados para a produção e aprimoramento de pesquisas acadêmicas orientadas pelos temas acima mencionados.

Neste semestre orientaremos a nossa leitura em torno do controverso debate sobre a Renda Básica e, para tal, selecionamos um livro de 2017 do Van Parijs e Vanderborght chamado “Basic Income: A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy.”

As leituras selecionados para os seminários se propõem a introduzir as diferentes justificações e críticas que esta proposta tem recebido, uma política distributiva que possui proponentes e detratores em várias áreas do espectro político.  Os autores da obra, Van Parijs, filósofo e economista, é fundador da Rede Mundial da Renda Básica e junto ao Vanderborght, cientista político, têm produzido de forma relevante material acadêmico e político sobre o tema com impacto no mundo inteiro.

Pedimos aos interessados/as que enviem um e-mail  demonstrando interesse, para um dos dois emails abaixo:

lucas.petroni@gmail.com
monicacdacunhaoliveira@gmail.com

Seminários de leitura sobre Desigualdades e Justiça Social
Início: 29 de Agosto de 2019
Horário: 09h *excepcionalmente
Cebrap – Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo/SP

http://cebrap.org.br/

Palestra com Prof. Dr. Nythamar Oliveira (PUCRS)

28/03/2019 07:00

Convidamos a tod@s para assistir à palestra “A Reconstrução Normativa dos Direitos Humanos entre o Naturalismo e o Normativismo”, com o Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior,  professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenador de área da Filosofia na CAPES (quadriênio 2018-22).

Data: 09 de abril de 2019, às 19h.
Local: Auditório do CFH.

Tags: Eventos

Colóquio em comemoração aos 60 anos de A Condição Humana, de Hannah Arendt

26/11/2018 08:28

Os Programas de Pós-graduação em Filosofia e Interdisciplinar em Ciências Humanas convidam tod@s a participar do ‘Colóquio em comemoração aos 60 anos de A Condição Humana, de Hannah Arendt’, que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro de 2018, sempre às 16h, no CFH.  As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de participação de 6 horas.

Conferência: Em face da atual crise: o que Hannah Arendt tem a nos ensinar?, com Prof. Dr. Wolfgang Heuer
Dia 03/12, às 16h, no Miniauditório do CFH

Mesa redonda: A Atualidade de A Condição Humana, com Prof. Dr. Alexandre F. Vaz, Prof. Dra. Daiane Eccel  e Prof. Dr. Wolfgang Heuer
Dia 04/12, às 16h, no Miniauditório do CFH

Mesa-redonda: “Para celebrar os sessenta anos de A condição humana: revisões do político entre Arendt e Heidegger”, com as seguintes conferências:
Dia 05/12, às 16h, no Auditório do CFH

“A pólis como Dasein“, Alexandre Franco de Sá (Coimbra e PUC-PR):
“Arendt e o mito do Político“, Claudia Drucker (UFSC)
“Entre a pólis e a república: duas possibilidades de realização da política em Hannah Arendt”, Daiane Eccel (UFSC)

Apresentação da mesa redonda:
A intenção deste debate é exercitar o pensamento “herdeiro de uma tradição sem testamentos”, possivelmente encontrando na tradição filosóficas “aliados” que Arendt sequer reconhece como tais. Neste debate serão mencionados subsídios possíveis para a compreensão da pólis, como o mito em Platão e a analítica existencial de Heidegger.

Apoio: Programa de Pós-graduação em Filosofia e Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Ciclo sobre os Clássicos das Filosofia: conferências em novembro.

08/11/2018 18:46

A organização do Ciclo Nos Ombros de Gigantes: Por que ler os Clássicos convida a todas e todos para a conferência A Condição Humana de Arendt, a ser proferida pelo  Prof. Dr. Adriano Correia (Filosofia-UFG), no dia 09/11/2018, às 14h30min, no Auditório do Fórum José Arthur Boiteaux (ao lado do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC).

Confira a programação das conferências para os mês de novembro:

A Condição Humana de Arendt
Conferencista: Prof. Dr. Adriano Correia (Filosofia-UFG).
Data: 09/11/18. (Auditório do Fórum José Arthur Boiteaux – UFSC)

Uma Teoria da Justiça de Rawls​
Conferencista: Prof. Dr. Denilson Werle (Filosofia-UFSC).
Data: 23/11/18.  (Auditório do Fórum José Arthur Boiteaux – UFSC)

A Microfísica do Poder de Foucault
Conferencista: Prof.ª Drª. Carolina Noto (Filosofia-UFSC).
Data: 30/11/18. (Auditório da Reitoria)

Acompanhe a divulgação do Ciclo também pelo Facebook. As conferências do Ciclo estão disponíveis no canal do Departamento de Filosofia da UFSC no Youtube.

Conferência sobre Feminismos Transnacionais Alternativos, e Roda de conversa sobre Trump nos USA e os conservadorismos políticos no mundo.

18/10/2018 19:19

Convidamos todos/as a participarem da Conferência e da Roda de Conversa com a Profª Paola Bacchetta, da Universidade de Berkeley, no 2º andar do anexo do Bloco E, CFH.

Data: 19/10 sexta-feira
Roda de conversa: 10h30 às 12h
Trump nos USA e os conservadorismos políticos no mundo.

Conferência: 16h30 às 18h
Feminismos Transnacionais Alternativos.

Estes eventos são promovidos pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC.

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3