Assista aos três primeiros episódios da série Fragmentos Filosóficos produzida pelas professoras do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Franciele Bete Petry e Maria de Lourdes Alves Borges.
Com episódios de 8 minutos em média, o Fragmentos Filosóficos estreou em 07 de novembro de 2020, levando ao ar novos episódios todos os sábados às 20h. Para acompanhar, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta, pelo canal 15 da Claro-NET. O conteúdo também estará disponível nas mídias sociais e no Youtube da emissora.
Fragmentos Filosóficos é uma produção da TV UFSC em parceria com a Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) da UFSC e dirigida por Jonatan Dos Santos.
Já está disponível para download o livro “Crise e transformação estrutural do capitalismo: artigos na Revista do Instituto de Pesquisa Social, 1932-1941”, organizado pelos professores Amaro Fleck e Luiz Felipe de Caux. A coletânea apresenta “A situação atual do capitalismo e as perspectivas de uma nova ordem de planificação da economia” (1932), “Observações sobre a crise econômica” (1933), “Capitalismo de Estado: suas possibilidades e limitações (1941) e “Seria o nacional-socialismo uma nova ordem?” (1941) traduzidos pelas primeira vez para o português, além de trazer uma precisa introdução sobre a situação política de Pollock por Phillipp Lenhard. Completa o livro uma análise feita pelos organizadores sobre o sentido da contribuição de Pollock para o que viria a ser o “enquadramento econômico” da Escola de Frankfurt, embora todos os problemas do termo.
Para baixar o livro, clique na capa, ou, neste link. Boa leitura!
O livro “Justiça, Teoria Crítica e Democracia”, reúne textos que foram originalmente apresentados e discutidos no I Colóquio Justiça e Democracia realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Núcleo de Ética e Filosofia Política (Néfipo) da UFSC. Nele são oferecidas um conjunto de contribuições para entender, com mais acuidade analítica e sensibilidade sociológica, as diversas dimensões da relação entre justiça e democracia, que não são possíveis de serem contempladas em um único enfoque disciplinar. Organizado por Denílson Luís Werle, Diana Piroli, Eduardo de Borba, Jorge Armindo Sell, Nunzio Ali e Raquel Bavaresco Cipriani Xavier.
Um pensamento interdisciplinar Ensaios sobre Habermas
organizado por Alessandro Pinzani e Rainer Schmidt.
Filosofia em debate Questões de ética, educação e política
organizado por João Paulo Simões Vilas Bôas, Leon Farhi Neto e Oneide Perius.
A civilização como destino Kant e as formas da reflexão
autora Nuria Sánchez Madrid.
Refúgios e migrações
práticas e narrativas
organizado por Karine de Souza Silva, Mariah Rausch Pereira e Rafael de Miranda SantosNAIR/EIRENÈ – Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados – Núcleo de Pesquisas e Extensão sobre as Organizações Internacionais e a promoção da Paz, dos Direitos Humanos e da Integração Regional
Lançamento do Livro
Investigações Kantianas:
Novas Vozes
organizado por Milene Tonetto e Alessandro Pinzani
“Este livro reúne artigos sobre Kant dos alunos do Pro-grama de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC): são novas vozes na filosofia brasileira. Muitos desses trabalhos foram apresenta-dos e discutidos no IV Encontro do Centro de Investigações Kantianas (CIK), realizado em junho de 2012. O empenho nos estudos e o domínio conceitual alcançado por esses jovens pesquisadores possibilitaram a publicação deste volume.”
Lançamento do Livro
Critical Theory and Social Justice
Teoria Crítica e Justiça Social
organizado por Alessandro Pinzani e Milene Tonetto
“Os ensaios que se apresentam aqui são norteados por dois vieses teóricos, a saber, a filosofia política rawlsiana e a teoria crítica (em particular na versão de Axel Honneth e de outros teóricos como Nancy Fraser).
Estes dois vieses acabaram dominando o debate filosó-fico sobre justiça em nossos dias. Como se sabe, Rawls propõe em sua obra Uma teoria da justiça um modelo de organização social e política liberal centrado na noção de justiça dis-tributiva. Por outro lado, muitos pensadores que se reconhe-cem na tradição da Teoria Crítica defendem que a questão central da justiça não é a da distribuição econômica, mas sim a do reconhecimento. Às vezes, este viés é considerado como oposto polemicamente à tradição liberal da qual Rawls faz parte. É nossa convicção que faça mister estabelecer um diá-logo entre os representantes destas duas vertentes a fim de determinar as diferenças e as proximidades. “
Lançamento do Livro
Comentários às obras de Kant:
Crítica da Razão Pura
organizado por Joel Thiago Klein
“A proposta deste comentário não é simples: conciliar uma rigorosa análise do texto kantiano e a revisão de algumas das principais obras de literatura secundária, junto com a tentativa de tornar o texto da Crítica da razão pura mais claro e compreensível. Esse objetivo foi buscado a seu modo por cada um dos colaboradores: reconhecidos professores e pesquisadores do tema. Este livro também conta com a tradução de alguns artigos já publicados em outras revistas e livros, os quais foram aqui acrescentados devido a sua temática e relevância.”